Noite brejeira
Noite faceira
Noite pra mim.
De toda maneira
Aos poucos ou inteira
Noite, enfim.
Dos lugares
Dos andares
Dos olhares
Da nostalgia
Da boemia
Da poesia.
A noite é meu dia...
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Um dia...
a nuvem
densa
tensa
avança
avança
avança
alcança
em tempo
o vento
que atormenta
com a tormenta
e transforma
de toda forma
em tempestade
em verdade
que abala
arrasa
assola
como brasa
que teima
e queima
o que ficou
o que restou
o que partiu
a esmo
sem crer
sem saber
mesmo
o que havia
e o que sentiu
um dia.
densa
tensa
avança
avança
avança
alcança
em tempo
o vento
que atormenta
com a tormenta
e transforma
de toda forma
em tempestade
em verdade
que abala
arrasa
assola
como brasa
que teima
e queima
o que ficou
o que restou
o que partiu
a esmo
sem crer
sem saber
mesmo
o que havia
e o que sentiu
um dia.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Amavam-se...
Não sabiam do amanhã
Se seria ou não seguro.
Não guardavam esperança vã
De conquistar um melhor futuro.
Viviam o hoje, o agora
Sem ilusão perdida.
Não tinham tempo nem hora
Para chegada ou partida.
Sentiam-se bem assim
Não temiam qualquer tropeço.
Não sabiam quando seria o fim
Nem quando fora o começo.
Amavam-se simplesmente
No maior dos sonhos seus.
Num amor que nem se descreve.
Não sabiam quando era o adeus
Ou quando era o até breve.
Se seria ou não seguro.
Não guardavam esperança vã
De conquistar um melhor futuro.
Viviam o hoje, o agora
Sem ilusão perdida.
Não tinham tempo nem hora
Para chegada ou partida.
Sentiam-se bem assim
Não temiam qualquer tropeço.
Não sabiam quando seria o fim
Nem quando fora o começo.
Amavam-se simplesmente
No maior dos sonhos seus.
Num amor que nem se descreve.
Não sabiam quando era o adeus
Ou quando era o até breve.
terça-feira, 12 de agosto de 2014
O destino...
Dias desses, de inopino,
Encontrei comigo, ainda menino.
Ele olhou em meus olhos com firmeza
E falou com ternura sem fim:
"- Responda com certeza:
O que o futuro ensinará para mim?"
Respondi sem demora
Ainda com ansiedade de menino:
"- Saiba que homem também chora
Por não saber o seu destino..."
Depois seguimos nossos passos.
Ele, criança, correu a brincar numa alegria incontida.
Eu, adulto, fiquei a pensar nos rumos que se dá na vida...
Encontrei comigo, ainda menino.
Ele olhou em meus olhos com firmeza
E falou com ternura sem fim:
"- Responda com certeza:
O que o futuro ensinará para mim?"
Respondi sem demora
Ainda com ansiedade de menino:
"- Saiba que homem também chora
Por não saber o seu destino..."
Depois seguimos nossos passos.
Ele, criança, correu a brincar numa alegria incontida.
Eu, adulto, fiquei a pensar nos rumos que se dá na vida...
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Você e o espelho
Você olha no espelho
E lembra de mim.
Quer saber onde andarei
Com meu mar de sonhos.
Quer saber se encontrei
Aquela luz que buscava.
E você fica assim
A perguntar:
- Por que lembrei
De quem eu não amava?
Você olha no espelho
E cobre o rosto com a mão.
Lembra o meu sorriso
E sente solidão.
Sabe que os dias meus
Não lhe pertencem mais.
Sente que é preciso
Me esquecer, mas não o faz.
Agora, você evita olhar o espelho...
Quebra-o num ato de insana coragem.
Para que enfim
Desapareça minha imagem
Restando cacos de mim.
Talvez uma miragem...
Que surge no mais remoto momento
Seja como for.
Tem a mim em seu pensamento
Num misto de ódio e amor...
Que culpa tenho eu?
E lembra de mim.
Quer saber onde andarei
Com meu mar de sonhos.
Quer saber se encontrei
Aquela luz que buscava.
E você fica assim
A perguntar:
- Por que lembrei
De quem eu não amava?
Você olha no espelho
E cobre o rosto com a mão.
Lembra o meu sorriso
E sente solidão.
Sabe que os dias meus
Não lhe pertencem mais.
Sente que é preciso
Me esquecer, mas não o faz.
Agora, você evita olhar o espelho...
Quebra-o num ato de insana coragem.
Para que enfim
Desapareça minha imagem
Restando cacos de mim.
Talvez uma miragem...
Que surge no mais remoto momento
Seja como for.
Tem a mim em seu pensamento
Num misto de ódio e amor...
Que culpa tenho eu?
Eu não resisto...
Às vezes confuso procuro
Um ambiente, um local, porto seguro
Em que eu sinta as palavras pelo ar.
Onde as emoções aflorem
E os ventos, firmes, explorem
Os sentimentos no lugar.
E eu respire o néctar dos apaixonados
E mesmo a mágoa dos desiludidos.
E perceba, quieto, a tristeza ou a alegria.
Porque capto, e não está em mim,
As imagens, os silêncios, tudo enfim
Que traduzo na forma de poesia.
Eu não resisto...
Um ambiente, um local, porto seguro
Em que eu sinta as palavras pelo ar.
Onde as emoções aflorem
E os ventos, firmes, explorem
Os sentimentos no lugar.
E eu respire o néctar dos apaixonados
E mesmo a mágoa dos desiludidos.
E perceba, quieto, a tristeza ou a alegria.
Porque capto, e não está em mim,
As imagens, os silêncios, tudo enfim
Que traduzo na forma de poesia.
Eu não resisto...
domingo, 3 de agosto de 2014
Somos
Já meio desconexo
imagem, pensamento
miragem, sentimento
simples, complexo
sou um tanto complemento
verde claro, azul, cinzento
brisa, vento forte, poeira
verdade, mentira, besteira
sou o sorriso que não sorri
um pouco do que não vi
sigo o texto que ainda não li
sou menos de mim do que de ti.
Afinal, o que somos
se não o que sonhamos?
estes pequenos pedaços
frações, quase cacos
suspirando alguma virtude
aspirando por completude.
imagem, pensamento
miragem, sentimento
simples, complexo
sou um tanto complemento
verde claro, azul, cinzento
brisa, vento forte, poeira
verdade, mentira, besteira
sou o sorriso que não sorri
um pouco do que não vi
sigo o texto que ainda não li
sou menos de mim do que de ti.
Afinal, o que somos
se não o que sonhamos?
estes pequenos pedaços
frações, quase cacos
suspirando alguma virtude
aspirando por completude.
Assinar:
Postagens (Atom)